quinta-feira, 22 de abril de 2010

Eu sou Louca!!


Olá pessoas! Desculpem o sumiço novamente! Bom hoje é o dia da Terra, eeeh!! Vários sites e blogs comentando a respeito. Alguns comemorando pela Terra ainda existir, outros fazendo apelos pela sua preservação.... Bem, não acho que temos muito que comemorar, algumas coisas melhoraram mas a custo que outras piorassem drásticamente. Tenho assistido alguns filmes que tratam do nosso planeta após um apocalipse como O Livro de Eli ( que aliás postei sobre ele no Janela Para Meu Mundo, quem quiser conferir o post clica aqui) e também que tratam de exploração e ambição, como Avatar. Ambos os filmes mexeram bastante comigo. O primeiro porque mostra claramente como a religião pode ser usada para cegar a população afim encobrir o mal caráter dos governantes. A fé: O mais poderoso instrumento de manipulação de massas. Funciona melhor até do que o medo.
 No segundo filme citado, confesso que fiquei um pouco chocada! Sabe... agente sabe que isso acontece, mas é estranho quando fica tão... "perto" digamos assim. Avatar me fez pensar muito no que aconteceu no nosso continente, e em muitos outros locais do mundo, onde diversas culturas foram extintas (Os Incas por exemplo, perderam quase toda a sua cultura. Nem a língua nativa foi preservada) e tudo por causa de quê?? Ouro? Prata? Pedras preciosas? Pra onde foi toda essa riqueza?? Por acaso algum dos "conquistadores" conseguiu levar tudo para "o outro lado" quando morreu? Não!! E eles sabiam disso, mas mesmo assim continuaram explorando e matando tudo que atrapalharia os bolsos deles ficarem mais cheios! Diziam que os nativos eram atrasados porque não falavam sua língua e utilizavam armamento primitivo. Porque algumas pessoas tem a péssima mania de achar que o cristianismo é a religião certa? Porque não podem aceitar um povo politeísta? Porque não pode aceitar uma cultura diferente? Porque dizer que o diferente é errado?? Eu tenho uma amiga que pintava os cabelos de azul e tinha várias argolas nas orelhas. Ela foi recusada em uma entrevista de emprego por causa do cabelo azul, e a pessoa que a entrevistou ainda disse que se ela queria arrumar um emprego em algum lugar deveria pintar os cabelos de uma cor "normal"! 
O que é normal? Derrubar árvores em área de preservação ambiental? Entrar com processos para comprar áreas indígenas e transformá-las em pasto?? Dizer que um índio trafica porque ele fuma uma erva diferente dentro da tribo, para entrar em comunhão com os espíritos do seu povo?  Isso é normal?? Invadir um país e intervir na cultura local, dizendo que não são civilidados? Tentar comandar os procolos comerciais de um grande produtor de petróleo, através ocupação militar do território, isso é normal???? Eleger políticos que cumprem pena, que tem inúmeras acusações arquivadas, que sequer aparecem para votar uma emenda; isso é normal?? 
As eleições para presidente estão aí! Vamos pensar um pouco se somos normais ou se somos loucos, e talvez daqui alguns anos possamos realmente comemorar o dia da Terra.

Um comentário:

Nath disse...

É Day, os seres humanos erram desde o ato de jogar papel no chão até o ato de votar em um político inconscientemente. É discriminação de todas as formas, é intolerancia uns com os outros, desrespeito... enfim. E eu acredito que não vá mudar, pois enquanto tiver 10 pessoas querendo melhor o mundo, haverá um milhão destruindo-o.